Conservação e Restauração de Documentos
 

 

Profa. Miriam Manini

 

 Glossário

PEQUENO GLOSSÁRIO DINÂMICO DA DISCIPLINA
CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE DOCUMENTOS

 

 

ACERVO - Refere-se à totalidade de documentos que compõem a coleção de fontes de informação e pode ser destinado à pesquisa, consulta ou simplesmente à guarda. Pode também referir-se a coleção de obras de arte, livros, discos e assemelhados.

 

ACIDEZ - A qualidade, estado ou grau de ser ácido. Nos óleos, a acidez denota a presença de partículas tipo ácido cuja concentração é normalmente definida em termos de número de neutralização.

 

ACIDEZ DO PAPEL - Condição do papel produzido da madeira que contem lignina e resíduos dos ácidos empregados no clareamento das fibras de celulose e resíduos dos ácidos empregados no clareamento das fibras de celulose e resíduos dos pontos usados no encolamento, no processo de sua fabricação. Não são apenas os resíduos de fabricação que tornam o papel ácido. As tintas ácidas também emprestam acidez ao papel, bem como a poeira, a qual, em combinação com a umidade contida na atmosfera, absorve gases poluidores, formando pontos ácidos que dão origem as manchas no papel.

 

ACONDICIONAMENTO -  Ato ou efeito de embalar ou guardar documentos de forma apropriada à sua preservação e acesso.

 

AGENTES DE DETERIORAÇÃO - Forças físicas diretas(choques, vibrações, abrasões e gravidade); Roubo, desvios e vandalismo; Fogo; Água; Pragas; Contaminantes; Radiações; Temperatura incorreta; Umidade relativa incorreta.

 

APÓCRIFO - Documento de autenticidade não reconhecida.

 

APÓGRAFO - Cópia manuscrita, de época, realizada por outro que não o autor.

 

ARMAZENAMENTO - Guarda de documentos em mobiliário ou equipamentos próprios, em áreas que lhes são destinadas.

 

ARMAZENAMENTO DE DADOS - Ato ou efeito de guardar documentos e informações em meio eletrônico.

 

ARQUIVAMENTO - Seqüência de operações que visam à guarda ordenada de documentos. Ação pela qual uma autoridade determina a guarda de um documento, cessada a sua tramitação.

 

ARQUIVISTA - Profissional de nível superior, com formação em arquivologia ou experiência reconhecida pelo Estado.

 

ARQUIVO -  Conjunto de documentos produzidos e acumulados privada, pessoa ou família, no desempenho de suportes. Instituição ou serviço que tem por finalidade conservação e o acesso a documentos. Instalações onde funcionam arquivos. Móvel destinado à guarda de documentos.

 

ARQUIVO DIGITAL - Conjunto de bits que formam uma unidade lógica interpretável por computador e armazenada em suporte apropriado.

 

ARQUIVO INTERMEDIÁRIO - Conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco freqüente, que aguarda destinação. Unidade administrativa ou serviço responsável pelo arquivo intermediário.

 

AUTENTICAÇÃO - Ato ou efeito de atestar que um documento é verdadeiro ou que uma cópia reproduz fielmente o original, de acordo com as normas legais de validação.

 

ASSINATURA - Nome de uma pessoa ou a sua representação, feito de próprio punho sobre um documento para indicar sua autoria ou avalizar seu conteúdo.

 

ASSINATURA DIGITAL - Modalidade de assinatura em meio eletrônico, que permite aferir a origem e a integridade do documento.

 

ARQUIVO PERMANENTE - Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor. Arquivo responsável pelo arquivo permanente. Também chamado de arquivo histórico.

 

ARQUIVO CORRENTE - Conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas freqüentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.

 

BIBLIOCANTO - Chapa de metal dobrada em ângulo reto, ou peça de arte montada para apoio lateral de livros sobre uma mesa ou em prateleiras não completamente cheias.

 

BIBLIOTECA  - É todo espaço (concreto, virtual ou híbrido) destinado a uma coleção de informações de quaisquer tipos, sejam escritas em folhas de papel (monografias, enciclopédias, dicionários, manuais, etc) ou ainda digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais, tais como cd's, fitas, VHS, DVD's e bancos de dados.

 

BRANQUEAMENTO - Processo que o cloro em combinação com o óxido de cálcio passou a ser utilizado para branquear papel no processo de sua fabricação.

 

BROCHURA - Livro feito de costura industrial e capa de papel grosso ou cartolina flexível, colada diretamente ao dorso.

 

CAIXA-ARQUIVO - Caixa de papelão tamanho padronizado para guarda de documentos .

 

CAIXA DE GUARDA - Caixa de papelão de maiores dimensões, utilizada para estocagem de livros.

 

CARDAGEM - Adelgaçamento e fixação das pontas dos fios das seguranças ao corpo do livro, na costura dos cadernos.

 

CELULOSE - Polímero natural encontrado nos vegetais, é constituído pela polimerização da celobiose, substância branca, fibrosa, usada na fbricação de papel.

 

CLAREAMENTO  - Operação destinada a remover manchas de fungos, ou o escurecimento de páginas por causas diversas.

 

CLIMATIZAÇÃO - Processo para se obter, em recinto fechado, por meio de aparelhos, condições ambientais de temperatura e umidade adequadas à boa conservação dos objetos que se encontrem ou à adaptação a novas condições climáticas .

 

COLAS - Materiais adesivos que, em restauração, devem permitir a reversibilidade do processo de colagem.

 

COLECIONADOR - Entidade coletiva, pessoa ou família responsável pela formação de uma coleção.

 

COLEÇÃO - Conjunto de documentos com características comuns, reunidos intencionalmente.

 

COM - Microfilme produzido por computador.

 

CONSERVAÇÃO - É o conjunto de intervenções diretas, realizadas na própria estrutura física do bem cultural, com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ação nefasta ocasionada pela ausência de uma preservação. É composta por tratamentos curativos, mecânicos e/ou químicos, tais como: higienização ou desinfestação de insetos ou microorganismos, seguidos ou não de pequenos reparos.

 

CONSERVAÇÃO PREVENTIVA - Engloba as melhorias do meio ambiente e dos meios de armazenagem e proteção, visando retardar a degradação dos materiais.

 

CONSULTA - Busca direta ou indireta de informações.

 

CONTROLE AMBIENTAL - Criação e manutenção de ambiente de armazenamento propício à preservação, compreendendo controle de temperatura, da umidade relativa, da qualidade do ar, da luminosidade, bem como prevenção de infestação biológica, procedimentos de manutenção, segurança e proteção contra fogo e danos por água.

 

CÓPIA - Reprodução de um documento, geralmente qualificada por sua função ou processo de duplicação.

 

CÓPIA AUTENTICADA - Cópia exata conferida à vista do original, por autoridade competente, possuindo fé pública.

 

COSTURA - Pontos que passam internamente pelo meio dos cadernos e se prendem a cordões de segurança externos, de modo a reunir pelos festos todos os cadernos como miolo do livro apto a receber a capa.

 

CRISOGRAFIA - Escrita à tinta de ouro.

 

CUSTÓDIA - Responsabilidade jurídica de guarda e proteção de arquivos, independente de vínculo de propriedade.

 

DEPÓSITO - Local de guarda de documentos.

 

DESACIDIFICAÇÃO - Processo de banho das folhas de um livro desmontado, em bandejas, cubas ou banheiras com soluções alcalinas. Tratamento para eliminação da acidez de um material, utilizando uma substância que reage com o ácido neutralizando a ação dos átomos de hidrogênio com a formação de produtos (sais) que não alteram ou que melhoram a aparência e a resistência do material tratado.

 

DESCRIÇÃO - Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa.

 

DESINFECÇÃO - Processo de destruição ou inibição da atividade de microorganismos.

 

DESINFESTAÇÃO - Processo de destruição ou inibição da atividade de insetos.

 

DESUMIDIFICAÇÃO - Redução da umidade relativa do ar em áreas determinadas, por meio de processos mecânicos ou químicos.

 

DIAPOSITIVO - Imagem fotográfica positiva sobre filme, normalmente emoldurada e apropriada para projeção.

 

DIGITALIZAÇÃO - Processo de conversão de imagens e sons de código analógico para código digital por meio de dispositivo apropriado, como um scanner.

 

DIREITO AUTORAL - Direito exercido pelo autor, ou por quem o represente no tocante à publicação, tradução, venda e reprodução de suas obras.

 

DISCO - Suporte circular plano, onde são gravados sons.

 

DISCO MAGNÉTICO - Suporte circular plano, revestido por camada magnetizada que permite o armazenamento de dados.

 

DISCO ÓTICO - Suporte circular plano, com grande capacidade de armazenamento, no qual o registro de sinais visuais, sonoros ou audiovisuais é feito mediante gravação digital.

 

DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO - Fornecimento e difusão de informações através de canais formais de comunicação.

 

DOCUMENTAÇÃO - Conjunto de documentos. Ato ou serviço de coleta, processamento técnico e disseminação de informações e documentos.

 

DOCUMENTO - Unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte.

 

DOCUMENTO AUDIOVISUAL - Documento que contém imagens, fixas ou em movimento, e registros sonoros, independente do formato e suporte. Ver também documento cinematográfico, documento iconográfico, documento sonoro.

 

DOCUMENTO CARTOGRÁFICO - Documento que contém representações gráficas da superfície terrestre ou de corpos celestes e desenhos técnicos, como mapas, plantas, perfis e fotografias aéreas.

 

DOCUMENTO CINEMATOGRÁFICO - Imagens em movimento, com ou sem som, como filme e fita videomagnética.

 

DOCUMENTO ELETRÔNICO - Documento em meio eletrônico.

 

DOCUMENTO ESPECIAL - Documento em linguagem não-textual, em suporte não convencional, ou, no caso de papel, em formato e dimensões excepcionais, que exige procedimentos específicos para seu processamento técnico, guarda e preservação, e cujo acesso depende, na maioria das vezes, de intermediação tecnológica.

 

DOCUMENTO FOTOGRÁFICO - Fotografia em positivo ou negativo.

 

DOCUMENTO ICONOGRÁFICO - Imagem fixa, impressa, desenhada ou fotografada.

 

DOCUMENTO IMPRESSO - Documento textual impresso ou multigrafado.

 

DOCUMENTO MICROGRÁFICO - Documentos em microforma.

 

DOCUMENTO TEXTUAL - Documento manuscrito, datilografado ou impresso.

 

DOSSIÊ - Unidade de arquivamento constituída de documentos relacionados entre si por assunto (ação, evento, pessoa, lugar, projeto).

 

ENCADERNAÇÃO - Fixação de folhas, entre capas, por costura ou cola, com vistas a mantê-las numa ordem determinada e a assegurar a sua proteção.

 

ENCAPSULAÇÃO - Processo de preservação no qual o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas.

 

ENCOLAGEM - Aplicação interna ou superficial de substância adesiva em papel ou cartão.  

 

ESPÉCIE DOCUMENTAL - Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por suas características comuns de estruturação da informação. São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, memorando, ofício.

 

ESTEREOGRAMA - Par de fotografias de um mesmo objeto tiradas de diferentes ângulos, as quais, por meio de um estereoscópio, são vistas como uma única imagem, aparentemente tendo profundidade ou três dimensões.

 

EX LIBRIS - Frase latina que significa literalmente dos livros empregada para determinar a propriedade de um livro. Portanto, ex libris mais um nome no caso genitivo indica que tal obra é "de propriedade de" ou "da biblioteca de".  A inscrição pode estar inscrita numa vinheta colada em geral na contra capa ou página de rosto de um livro para indicar quem é seu proprietário. A vinheta em geral contém um logotipo, brasão ou desenho e a expressão "Ex libris" seguida do nome do proprietário. É possível que contenha um lema, ou citação.

 

FILME - Película ou fita de plástico flexível capaz de fixar imagens em positivo ou negativo. É a técnica de projetar fotogramas de forma rápida e sucessiva (24 fotogramas por segundo) para criar a impressão de movimento, bem como a arte de se produzir obras estéticas, narrativas ou não, com esta técnica.

 

FILME DE ACETATO - Filme com base composta de acetato de celulose, utilizado em substituição ao filme de nitrato por oferecer maior segurança quanto à inflamabilidade.

 

FILME DE NITRATO - Filme cujo suporte é o nitrato de celulose, não mais utilizado por estar sujeito à combustão espontânea.

 

FILME DE SAIS DE PRATA - Filme em que a camada fotossensível é composta de halogenetos de prata, permitindo reproduções mais duráveis.

 

FILME DE SEGURANÇA - Filme que, ao contrário do filme de nitrato, possui uma base relativamente não inflamável, como acetato, diacetato, triacetato e poliéster.

 

FILME POLIÉSTER - Filme com base composta de polímeros, utilizado como filme de segurança por apresentar um suporte mais resistente a rasgos e menos inflamável.

 

FILME REVERSÍVEL - Filme no qual a imagem latente em negativo é convertida, no processamento, diretamente numa imagem em positivo. Também chamado filme inversível, em função do processo de inversão química a que é submetido.

 

FITA AUDIOMAGNÉTICA - Fita magnética que contém registros sonoros.

 

FITA MAGNÉTICA - Suporte constituído por fita com superfície recoberta de uma camada magnética, capaz de registrar dados sob a forma de sinais eletromagnéticos.

 

FITA VIDEOMAGNÉTICA - Fita magnética que contém imagens com ou sem registros sonoros. Também chamada fita de vídeo.

 

FONOTECA - Instituição ou serviço que reúne, conserva, realiza processamento técnico e dá acesso a documentos sonoros.

 

FOTOGRAFIA - Imagem positiva formada em suporte opaco previamente emulsionado, exposto e revelado quimicamente. Técnica e arte de produzir imagens visíveis sobre superfícies sensíveis, direta ou indiretamente, pela ação de luz ou outra forma de energia radiante.

 

FOTOTECA - Instituição ou serviço que reúne, conserva, realiza processamento técnico e dá acesso a documentos fotográficos.

 

FUMIGAÇÃO - Exposição de documentos a vapores químicos, geralmente em câmaras especiais, a vácuo ou não, para destruição de insetos, fungos e outros microorganismos.

 

FUNDO - Conjunto de documentos de uma mesma proveniência.

 

GESTÃO DE DEPÓSITO - Administração do depósito no tocante à utilização do espaço, localização e movimentação do acervo, armazenamento, climatização, higiene e segurança.

 

GRAFITE - é um dos alótropos do carbono. A grafite é um condutor, é utilizado em diversas aplicações na industria sendo as principais: tijolos e peças refratárias, catôdo de baterias alcalinas, aditivo na re-carburação do ferro e do aço, lubrificantes sólidos ou a base de óleo e agua, escovas de motores elétricos, minas de lapis e lapiseiras, gaxetas de vedação.

 

GRAVURA - Estampa resultante da impressão, em papel ou outros materiais, de desenhos ou textos gravados em pranchas de madeira, pedra ou metal, por meio de entalhe, ranhura ou corrosão.

 

HIGIENIZAÇÃO - Retirada, por meio de técnicas apropriadas, de poeira e outros resíduos, com vistas à preservação dos documentos.

 

IMAGEM - Representação gráfica, plástica ou fotográfica de seres, objetos ou fatos.

 

IMPRESSÃO - Ato ou efeito de fixar informação através de gravação ou reprodução, mediante pressão sobre suporte apropriado.

 

INCUNÁBULO - Livro impresso nos primeiros tempos da imprensa com tipos móveis, não escrito à mão. O termo vem do latim incunabulu, "berço". Datam de meados do séc. XV, até 1501 na Europa.

 

IN-FÓLIO - Volume formado por folhas de papel ou pergaminho dobradas uma só vez, assumindo grandes proporções.

 

INFORMAÇÃO - Elemento referencial, noção, idéia ou mensagem contida num documento.

 

LAMINAÇÃO - Processo de restauração que consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura, fixadas por adesivo natural, semi-sintético ou sintético, por meio de diferentes técnicas, manuais ou mecânicas.

 

LIGNINA - é um polímero tridimensional amorfo encontrado nas plantas terrestres, associado à parede celular vegetal, cuja função é de conferir rigidez, impermeabilidade e resistência a ataques microbiológicos e mecânicos aos tecidos vegetais. A lignina é formada pela polimerização dos álcoois cumarilíco, coniferílico e sinapílico.

 

LIMPEZA DE CORTES - Procedimento que se realiza com um aspirador de pó de pequena potência ou com uma flanela, mantendo-se o livro bem fechado.

 

LIVRO - Livro é um volume transportável, composto de páginas encadernadas contento texto manuscrito ou impresso e/ou imagens e que forma uma publicação unitária (ou foi concebido como tal) ou a parte principal de um trabalho literário.

 

LOMBADA - Segmento da capa que adere ao dorso do livro nas encadernações antigas e que é solta nas encadernações modernas. Contém o título da obra e o nome do autor, que aparecem gravados em ouro sobre o couro da encadernação.

 

MANUSCRITO - Texto escrito à mão.

 

MAPA - Documento que descreve, de forma gráfica ou fotogramétrica, geralmente em escala e em meio plano, características físicas e abstratas selecionadas da superfície terrestre ou de um corpo celeste.

 

MAPOTECA - Coleção de mapas e plantas. Instituição ou serviço que reúne, conserva, realiza processamento técnico e dá acesso a documentos cartográficos. Móvel próprio para guarda de mapas ou quaisquer outros documentos de grande formato.

 

METADADOS - Dados estruturados e codificados, que descrevem e permitem acessar, gerenciar, compreender e/ou preservar outros dados ao longo do tempo.

 

MICROFILMAGEM - Produção de imagens fotográficas de um documento em formato altamente reduzido.

 

MICROFILME - É uma mídia analógica de armazenamento para livros, periódicos, documentos e desenhos. A sua forma mais padronizada é um rolo de filme fotográfico 35 mm preto e branco. Outra forma, mais comum para uso em engenharia, é um cartão perfurado Hollerith de exposição única. A maioria da mídia em microfilme tem um sistema digital de indexação exposto na borda de cada imagem, mas esses dados não são requeridos para usar o filme em si, e sim para suportar sistemas automatizados de pesquisa.

 

MICROFILME DE COMPLEMENTO - Microfilme cujo conteúdo serve para complementar ou suplementar acervo.

 

MICROFILME DE PRESERVAÇÃO - Microfilme que serve à preservação de documentos, protegendo-os do uso e manuseio constantes.

 

MICROFILME DE SEGURANÇA - Microfilme que serve de cópia de segurança, devendo ser armazenado em local distinto daquele dos originais, de preferência em câmara de segurança.

 

MICROFILME DE SUBSTITUIÇÃO - Microfilme que serve à preservação das informações contidas em documentos que são eliminados, tendo em vista a racionalização e o aproveitamento de espaço.

 

MICROFILME FILME - Resultante do processo de reprodução de documentos, dados e imagens, por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução, cuja leitura só é possível por meio de leitor de microformas.

 

MICROFILME NEGATIVO - Microfilme no qual os tons claros e escuros do original aparecem invertidos.

 

MICROFILME POSITIVO - Microfilme cuja polaridade é a mesma do original.

 

MICROFORMA - Termo genérico para designar todos os tipos de suporte contendo microimagens.

 

MICROGRAFIA - Conjunto de técnicas e procedimentos usados para o registro de informações em microformas.

 

MIOLO DO LIVRO - O mesmo que corpo do livro, compreendendo suas folhas costuradas ou coladas em cadernos. Maço dos cadernos do livro.

 

MOP - Máquina de obturar papéis, que faz automaticamente, mediante sucção, a obturação e reenfribagem da folhas de um livro desmontado, danificadas por insetos e outros agentes, sugando o material obturador (pasta de papel) para os furos e rasgos do papel.

 

MUSEU - É uma instituição permanente sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento e aberto ao público, que adquire, conserva, pesquisa e exibe para finalidades do estudo, da educação e da apreciação, evidência material dos povos e seu ambiente.

 

NANQUIM - Tinta à base de carvão, é a tinta caligráfica mais primitiva e de maior estabilidade.

 

NEGATIVO - Imagem fotográfica cujos tons e cores não correspondem ao tema original. No negativo preto e branco, as regiões claras ou transparentes representam os tons escuros do tema original, enquanto as regiões escuras ou opacas representam os tons claros. Os negativos coloridos apresentam cores complementares àquelas do tema original. O negativo é próprio para que, a partir de sua revelação sobre um filme, chapa ou papel, sejam obtidos cópias positivas da imagem.

 

NERVURAS - Na lombada colada ao dorso, são ressaltos que marcam o local das saliências criadas pelos nervos ou cordões das guias da costura. Na lombada solta, as nervuras cobrem nervos falsos afixados ao falso dorso, que imitam os cordões do verdadeiro dorso do miolo.

 

PALEOGRAFIA - Disciplina que estuda a escrita manuscrita antiga, suas formas e variações através do tempo.

 

PALIMPSESTO - Pergaminho reutilizado mediante raspagem ou lavagem do texto anterior.

 

PAPEL - Material em folhas, fabricado de massa úmida de fibras maceradas de celulose secada e prensada, que substitui o couro e a lousa como suporte para a escrita e, com o advento da imprensa, permitiu a fabricação dos livros no formato e estilos modernos. Pasta de matéria fibrosa de origem vegetal, refinada e, quando necessário, branqueada, contendo cola, carga de fibras e, às vezes, corantes, a qual se reduz, manual ou mecanicamente, a folhas secas finas e flexíveis, bobinadas ou resmadas, usadas para escrever, imprimir, desenhar, embrulhar, limpar e construir.

 

PAPEL NEUTRO - Papel não ácido ou ligeiramente alcalino e que, portanto, não se deteriora com facilidade.

 

PAPIRO - Suporte para escrita, obtido do caule de planta aquática de mesmo nome. Também conhecido como Papel Augusto.

 

PERGAMINHO - Suporte para escrita obtido de pele de animal, por impregnação em cal, desbaste, estiramento e polimento.

 

PLANO DE ARMAZENAMENTO - Esquema das áreas de depósito de um arquivo, por meio do qual se indica a disposição das estantes e outros equipamentos de armazenamento, bem como a utilização atual ou futura do espaço disponível. Também referido como plano de ocupação de depósitos.

 

PH - Medida da acidez ou alcalinidade de uma substância. A escala de pH varia de pH 1 (acidez máxima) a pH 14 (alcalinidade máxima), sendo o pH 7 considerado neutro.

 

PLANO DE EMERGÊNCIA - Parte de plano de proteção civil aplicado aos arquivos, que estabelece medidas preventivas e de emergência em caso de sinistros.

 

POSITIVO - Imagem fotográfica que tem a polaridade do original.

 

PRESERVAÇÃO -  É uma consciência, mentalidade, política (individual ou coletiva, particular ou institucional) com o objetivo de proteger e salvaguardar o Patrimônio. Resguardar o bem cultural, prevenindo possíveis malefícios e proporcionando a este condições adequadas de “saúde”. É o controle ambiental, composto por técnicas preventivas que envolvam o manuseio, acondicionamento, transporte e exposição.

 

QUALIDADE ARQUIVÍSTICA  - Conjunto das propriedades materiais dos suportes que permitem a guarda indefinida dos documentos, sob determinadas condições de controle.

 

RADIAÇÕES - Luz ultravioleta; causa desintegração, descoloração, escurecimento, amarelamento, e acelera os efeitos da acidez do papel.

 

RESTAURAÇÃO - É um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.

 

REVELAÇÃO - Processo químico em que se torna visível a imagem latente de um filme.

 

SECAGEM A VÁCUO E CALOR - Método para o tratamento de materiais hiper-hidratados em que a secagem é acelerada com o uso de vácuo e aquecimento.

 

SECAGEM A VÁCUO E CONGELAMENTO - Método para o tratamento de materiais hiper-hidratados em que a secagem é acelerada com o uso do vácuo e congelamento.

 

SOLVENTE - Substância líquida capaz de dissolver ou diluir outras substâncias.

 

SUPORTE - Material sobre o qual as informações são registradas (papel, disco, fita magnética, filme, pergaminho, etc.).

 

UMIDADE RELATIVA - Relação expressa em % entre a quantidade de vapor d’água contida no ar e a quantidade máxima que o ar poderá conter, à mesma temperatura.